Emissões evitadas da CNEC WorleyParsons equivalem a 25% de suas emissões totais

11/12/2011
COMPARTILHE

A CNEC possui um programa de gestão de GEE consolidado e auditado desde 2007

cnec

A CNEC WorleyParsons é uma das fundadoras do Programa Brasileiro GHG Protocol e aderiu à Plataforma Empresas Pelo Clima em 2011, reforçando seu compromisso com a mensuração e gestão de gases de efeito estufa (GEE) rumo a uma economia de baixo carbono. Internamente, a empresa possui um programa de gestão de GEE consolidado e auditado desde 2007.

A partir da elaboração dos inventários de GEE, foi calculado que a empresa possui uma emissão relativamente baixa comparada a outras empresas e, mesmo assim, já teve significativas reduções nas suas emissões totais desde o inventário ano-base (2007). Sob esta perspectiva, a cada ano torna-se mais complicada uma redução nas suas emissões totais. Mesmo assim, as emissões totais de 2010, três anos após a implantação do programa, tiveram uma redução de aproximadamente 23% quando comparadas a 2007.

No ano de 2009, a CNEC WorleyParsons começou a quantificar o seu potencial de emissões evitadas com o programa de reciclagem (até então somente de papel, plástico, vidro e metal). No ano seguinte, quantificou também suas emissões evitadas pela reciclagem de cartuchos de impressoras, utilização de salas de vídeo conferência (substituindo deslocamentos) e de seu programa de carona solidária. Ao analisar as emissões evitadas, a empresa consegue verificar a efetividade de seus programas na redução das emissões, melhorar o seu sistema de gestão ambiental e medir impactos positivos do seu programa, haja vista que, em um dado momento, não será mais possível a redução de suas emissões.

Por fim, as emissões evitadas em 2010 alcançaram 25% das emissões totais da empresa (as emissões evitadas não são subtraídas das emissões totais). Com este resultado, a CNEC fez uma comunicação dirigida aos seus funcionários mostrando a importância de seus programas, não somente como uma forma de diminuir as emissões de GEE, mas de maximizar os impactos positivos de sua gestão.

Avaliação das Incertezas

Outra melhoria no sistema de gestão de GEE na CNEC WorleyParsons foi a avaliação das incertezas, iniciada em 2010, e que consiste na medição da margem de erro do inventário, com confiabilidade de 95%. Neste processo foi possível melhorar a exatidão e consistência dos dados apresentados no inventário e, ainda, identificar oportunidades para reduzir mais facilmente as emissões.

Os maiores desafios estão vinculados à qualidade dos dados e à análise de metodologias, critérios e fatores de emissão utilizados na elaboração do inventário, especialmente nas emissões indiretas, que equivalem a cerca de 95% das emissões da CNEC. Essas emissões indiretas (chamadas de emissões de escopo 3 na metodologia GHG Protocol) se referem principalmente ao transporte de profissionais da residência até o trabalho e de viagens aéreas. Com a avaliação das incertezas, ocorreu uma melhoria não somente do inventário, mas do programa de gestão de GEE como um todo, incluindo os programas de redução, com destaque para o programa de carona solidária. 

Disclaimer: A empresa atesta e se responsabiliza pela veracidade e rigor das informações relatadas. A Fundação Getulio Vargas se exime de quaisquer responsabilidades sobre as informações prestadas pela empresa. A publicação dos cases não implica em endosso ou aprovação das práticas da empresa pela Fundação Getulio Vargas.

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.